Em entrevista à CNBC, o ex-governador do Banco Central da Índia e ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Raghuram Rajan, disse que vê as moedas digitais Crypto Trader e do Banco Central (CBDCs) trabalhando lado a lado. Ele também opinou que a Libra, que está atualmente em desenvolvimento e é apoiada por diferentes moedas fiat, servirá como um meio de transação em vez de ativos voláteis como o Bitcoin.

O ex-governador do RBI tem uma perspectiva positiva para o bitcoin é positiva

Raghuram Rajan é atualmente professor de finanças na Universidade de Chicago. Ele é conhecido por prever a recessão de 2008 em 2007 e liderar a recuperação econômica da Índia na última década como governador do banco central da Índia. Ele acha que o bitcoin é um pouco como o Gold. „O ouro tem algum valor porque o valorizamos por jóias, mas [com] Bitcoin você não pode nem mesmo fazer isso“.

No entanto, tem valor porque outros acham que tem valor“, disse ele. Ele também observou que moedas digitais diferentes fazem coisas diferentes, e pode ser que o Bitcoin tenha valor indo adiante apenas como uma reserva de valor, ou como um ativo especulativo.

O ex-banqueiro expressou preocupação com o fato de os governos centrais rastrearem os dados dos usuários

O ex-governador do RBI expressou preocupação com a possibilidade de os governos centrais rastrearem os dados dos usuários se as moedas digitais emitidas pelo estado forem eventualmente lançadas. Ele disse: „A beleza do dinheiro em nossas mãos é que ele é anônimo. Mesmo que você não esteja fazendo algo ilegal, você não quer que o governo veja tudo o que você faz“.

Ele também questionou como as moedas digitais funcionariam uma vez lançadas, considerando os benefícios atuais do uso do dinheiro.

A China está preparada para se tornar a primeira grande nação do mundo a emitir um dubber DCEP em moeda digital apoiado por um banco central. Vários questionaram as preocupações com a privacidade e a natureza centralizadora da moeda digital.